WEG lança nova linha de Multimedidores de Grandezas Elétricas e de Controladores Automáticos do Fator de Potência

Os dispositivos garantem mais rapidez na identificação de problemas e reduzem os custos dos sistemas supervisionados, otimizando os processos.


Gestão da energia e eficiência energética fazem parte da indústria 4.0. Para implantação destas atividades torna-se necessário a aquisição de dados e a possibilidade de manobra de cargas. Os multimedidores e analisadores MMW e os Controladores Automáticos do Fator de Potência PFW viabilizam a medição de grandezas elétricas, energia reativa consumida em processos industriais, comerciais e residenciais e controle de cargas. Com conectividade, integração das medições e controle das grandezas elétricas obtém-se otimização de processos, rapidez na identificação de problemas e consequente redução de custos dos sistemas supervisionados. Pensando nisso, a WEG acaba de lançar a nova geração de Multimedidores MMW03 e Controladores Automáticos do Fator de Potência PFW03, além de seus respectivos acessórios.

Para interligação com sistemas de gestão e controle de energia, ambos dispõem de uma porta RS485 com protocolo de comunicação Modbus-RTU e entradas e saídas digitais configuráveis. Um diferencial no MMW03 é a disponibilidade para análise da energia elétrica. Esta análise pode ser feita pelos registros ou pela visualização rápida de tensão, corrente, potência, demanda, energia elétrica e harmônicos até 51ª ordem além de telas com diagrama fasorial, forma de onda e gráfico de barras dos harmônicos.

O PFW03 é um equipamento de automação destinado ao monitoramento permanente da potência reativa da instalação e ao controle do fator de potência. Este controle no PFW é feito através da conexão e desconexão dos estágios de capacitores. Desta forma, o Controlador Automático do Fator de Potência capacita o sistema de distribuição de potência a operar com a máxima eficiência através da redução da potência reativa.

Confira as principais características dos lançamentos:


Medição e registros em memória das grandezas elétricas; Entradas e saídas digitais que proporcionam maior integração dos sinais de campo com as medições realizadas; Medição de harmônicos até 51ª ordem de tensão e corrente, com visualização da forma de onda e gráfico de barras de cada harmônico; Porta RS485 isolada com protocolo Modbus RTU; Certificação CE.


Controladores Automáticos do Fator de Potência PFW03

8 a 24 estágios, monofásicos e trifásicos; Leitura e gravação automática por estágio da potência e do tipo de reativo (capacitivo ou indutivo); Sistema de monitoramento inteligente (DCM), que identifica a disponibilidade de potência do capacitor permitindo uma identificação rápida de manutenção além de corrigir o fator de potência com precisão; Medição de harmônicos até 51ª ordem de tensão e corrente, com visualização por meio de gráfico de barras o valor de cada harmônico; Porta RS485 isolada com protocolo Modbus RTU; Certificação CE.

Fonte: www.weg.net

Voltar